PAISAGENS DO SERIDÓ

Serra da Dorna (Gruta dos corpos secos)


Serra da Dorna - Vista lateral do penhasco.




Interior da Gruta do Corpo Seco (iluminação artificial)


Entrada da Gruta do "Corpo Seco" com Getson Luís e Adriano Santori


Formação rochosa na Serra da Dorna




Casa abandonada "Casa mal assombrada"

Na Serra da Dorna existe uma gruta profunda onde antigamente se jogavam cadáveres mumificados (corpos secos, na linguagem popular), de gente ruim, mais tão ruim que nem a terra comia (A terra não decompõem).

Essa Lenda é tão velha como a "Serra da Dorna" e a "Gruta dos Corpos Secos". A denominação do local como “Serra da Dorna” é muito antiga; já aparece no testamento do Coronel Cipriano Lopes Galvão, em 1764, nos primórdios do povoamento do Seridó.

A Serra da Dorna é limite natural entre os municípios seridoenses de Currais Novos, Acari e São Vicente (RN).

A lenda

A lenda seridoense conta que antigamente quando se enterrava alguém que em vida teve uma índole ruim, a terra não comia e a pessoa virava um corpo seco (múmia). Estes corpos secos não poderiam ficar no cemitério porque assim não choveria, sendo uma espécie de "mau agouro" para o sertão. Os corpos seriam transportados à noite em padiolas por jumentos e jogados no abismo da Serra da Dorna.

Algumas histórias apontam a "Gruta da Serra da Dorna" como destino final aos desafetos dos coronéis da região. Um relato mais atual, conta que em 1935 membros da Intentona Comunista, presos durante a luta na “Serra do Doutor”, foram executados sumariamente pela polícia currais-novense “na Serra da Dorna, e jogados na Gruta”.

Hoje, mesmo os caçadores evitam o local por temerem suas assombrações.

Em suma, a "Gruta dos Corpos Secos da Serra da Dorna" ainda é um grande mistério a ser revelado. Subtraindo-se o aspecto macabro, a região é bem preservada, com uma fauna e flora riquíssima.

Serra da Dorna (Gruta dos corpos secos)
Currais Novos / RN - Região do Seridó


Foto: (1)(2)(3) Adriano Santori (4)(5)(6) Eugênio Oliveira (7) Adriano Santori
Paisagens do Seridó - OpenBrasil.org

Postagens mais visitadas

Castelo Di Bivar

Vaqueiros do sertão

Cachoeira da Vaca