PAISAGENS DO SERIDÓ

Rio Seridó







O rio Seridó é um curso de água que banha o estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba, no Brasil. O rio Seridó nasce no Seridó paraibano e desemboca no Rio Piranhas-Açu no Seridó potiguar.

É a principal sub-bacia integrante da bacia hidrográfica do Piranhas-Açu. As áreas limítrofes da bacia se inserem na quadrícula de coordenadas geográficas 6°02' a 6º58' de latitude sul e 36º15' a 37º17' de longitude oeste.

Sua bacia engloba 17 municípios. Sua nascente se localiza no sopé da Serra dos Cariris ou Serra do Alagamar na região do Seridó paraibano, no município paraibano de Cubati. Ainda na Paraíba, o rio Seridó é represado no município de mesmo nome e durante muito tempo foi a fonte de abastecimento da cidade de São Vicente do Seridó. Logo após a época de cheias, quando o rio transborda a represa, formam-se belíssimas piscinas naturais na Serra Branca, esta serra, ainda, fica localizada no município de Seridó, próximo a divisa entre os municípios de Pedra Lavrada e Parelhas.

Depois penetra o território potiguar pelo município de Parelhas, onde é represado, formando a Barragem Boqueirão; daí, seu leito segue aos municípios de Jardim do Seridó, São José do Seridó, Caicó e São Fernando, nesse último, à cerca de quatro léguas ao norte do município, o rio vem a desembocar no rio Piranhas.

Sua bacia contém 486 açudes, sendo 45 públicos e 436 privados. A maioria nos rios Acauã, São José, Sabugi e Barra Nova.

Rio Seridó
Região do Seridó


Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org
Paisagens do Seridó - OpenBrasil.org

Postagens mais visitadas

Castelo Di Bivar

Vaqueiros do sertão

Cachoeira da Vaca