PAISAGENS DO SERIDÓ

Nascente do Rio Potengi

Nascente do Rio Potengi na Serra de Santana - Cerro Corá (RN)

Nascente do Rio Potengi na Serra de Santana - Cerro Corá (RN)

Farol do Sol - Foz do Rio Potengi - Natal (RN)

Ponte Newton Navarro - Foz do Rio Potengi - Natal (RN)

A nascente do Rio Potengi encontra-se na cidade de Cerro Corá, tendo sua foz na cidade de Natal, totalizando 176 quilômetros de extensão de uma ponta até a outra.

Foi a partir do Rio Potengi que a cidade de Natal teve início. Ele também é o principal rio do Rio Grande do Norte e desemboca em outras cidades de importância cultural e histórica.

Com nome originário da língua Tupi e que significa “água de camarão”, conheça um pouco mais da história do rio mais importante do estado potiguar.

Origem do Rio Potengi

Quem primeiro avistou o Rio Potengi foram os "colonizadores portugueses", ainda no século XVI. Esses circulavam pelas capitanias buscando terras para invadir e ancorar as suas embarcações, quando então chegaram até a região que hoje é o Rio Grande do Norte. O nome do estado veio justamente devido a extensão do Potengi, dando também origem ao nome da capitania à época.

Por muitos anos, o Rio Potengi serviu como principal fonte de abastecimento de água de algumas cidades do estado, como por exemplo: São Gonçalo do Amarante, Ielmo Marinho, São Paulo do Potengi e Macaíba. Nessas regiões também se desenvolveu a prática da natação pelo Potengi, o que é uma atividade recorrente até hoje.

Foi justamente pela fama de boas águas para a natação, que a Náutica Naval do Rio Grande do Norte – essa criada em 1965 -, passou a treinar os seus atletas nas águas do Rio Potengi.

Nascente do Rio Potengi
Cerro Corá / RN - Região do Seridó


Foto: (1) A/D - Arquivo OpenBrasil.org (2) Edson Nunes (3) Rqserra Photo (4) Diego Chaves
Paisagens do Seridó - OpenBrasil.org

Postagens mais visitadas

Castelo Di Bivar

Vaqueiros do sertão

Cachoeira da Vaca