PAISAGENS DO SERIDÓ

Arco do Triunfo





É tradição, desde a Antigüidade, erguer-se um monumento para celebrar um fato, uma data, uma conquista, ou mesmo uma pessoa de destaque histórico. São célebres os monumentos espalhados por todo o mundo com essa finalidade.

Caicó conta com um monumento desse tipo, com história um tanto quanto recente, mas que já é um dos símbolos da cidade: o Arco do Triunfo. Apesar de ser um simples monumento, ele porta uma história especial: foi erigido para comemorar a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima ocorrida aos 22 de novembro de 1953, quando D. José Adelino Dantas era bispo diocesano e quando era pároco de Sant’Ana o Mons. Walfredo Gurgel. A devoção a Nossa Senhora de Fátima foi amplamente divulgada nos fins da primeira metade do século XX, quando foi reconhecida oficialmente pela Igreja a partir da aparição da Virgem Maria a três crianças na pequena aldeia de Fátima, em Portugal, no ano de 1917. A sua venerável imagem, desde então, tem peregrinado pelo mundo inteiro levando a mensagem de Fátima.

Assim, foi um momento de júbilo esse acontecimento religioso na cidade de Caicó, marcado por uma solenidade bastante concorrida pela população local e de cidades circunvizinhas. Após o evento, foi idéia de D. José Adelino construir o Arco do Triunfo, colocando no cimo uma réplica da venerável imagem da Virgem de Fátima. A construção se arrastou ao longo de quase cinco anos, sendo inaugurada com grande pompa aos 15 de agosto de 1958 (nesse ano era pároco de Sant’Ana o Côn. José Galvão), conforme consta a placa aposta no monumento para perpetuar a memória.

Muitos caicoenses guardam na memória os eventos da passagem da imagem peregrina, que despertou a fé e a emoção do povo. A construção do Arco do Triunfo foi uma resposta da Diocese a esse evento e contou com a adesão da população, que contribuiu para a realização da obra e se alegrou com a sua solene inauguração, debaixo do esplendor dos fogos de artifício e dos dobrados da banda de música, realçada com as bênçãos litúrgicas proferidas ainda em latim.

Portanto, o Arco do Triunfo é um símbolo da devoção mariana no Seridó, símbolo este que personifica a própria cidade e a leva aos lugares mais distantes, acompanhando a silhueta solene da Catedral de Sant’Ana.

Localização: Largo da Matriz de Sant’Ana

Por Francisco Canindé de Medeiros.

Arco do Triunfo
Caicó / RN - Região do Seridó


Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org
Paisagens do Seridó - OpenBrasil.org