PAISAGENS DO SERIDÓ

Serra dos Bassos






Santana do Matos é o município com o maior número de sítio arqueológicos registrados no nosso estado. São mais de 80 sítios repletos de pinturas rupestres, feitas em sua maioria com ocre, uma argila de coloração avermelhada devido à presença de óxido de ferro. Outros resquícios da presença de povos pré-históricos na região são ossadas humanas e utensílios da pedra polida e lascada encontrados nestes sítios.

Os sítios arqueológicos estão espalhados por toda região de Santana do Matos. Alguns são de fácil acesso, podendo chegar de carro até o local. Outros, localizados em lugares de mais difícil acesso, requerem percorrer um longo caminho a pé.

Um destes sítios fica localizado no alto da Serra do Basso, onde há uma loca repleta de pinturas rupestres.

A trilha que leva ao topo da serra é um atrativo a parte. É uma prazerosa caminhada passando por rios, plantações, casas típicas da zona rural e ainda por lajedos repletos de rochas arredondadas e com outros formatos curiosos. No alto da serra, visual é de tirar o fôlego. Não é difícil encontrar no caminho lascas de sílex, um tipo de pedra cujos pedaços foram usados como ferramenta de corte pelos povos pré-históricos.

Serra dos Bassos
Santana do Matos / RN - Região do Seridó


Foto: (1) A/D - Arquivo OpenBrasil.org / (2)(3) Getson Luis / (4) Fábio Pinheiro
Paisagens do Seridó - OpenBrasil.org

Postagens mais visitadas

Castelo Di Bivar

Vaqueiros do sertão

Cachoeira da Vaca