PAISAGENS DO SERIDÓ

Estação Ecológica do Seridó















A Estação Ecológica do Seridó teve origem a partir da compra de uma parte da Fazenda Solidão no município de Serra Negra do Norte, que pertencia ao ex Senador Dinarte de Medeiros Mariz (Serra Negra do Norte, 23 de agosto de 1903 — Brasília, 9 de julho de 1984). A aquisição foi feita em 31 de Maio de 1982, pela Secretaria Especial de Meio Ambiente-SEMA, responsável na época pela política ambiental do país.

Através do Decreto nº87.222,a microrregião do Seridó ganhava uma Estação Ecológica, com área de 1.166,38 ha.

A administração da estação nos primeiros anos ficou a cargo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN,que através de convênio com a SEMA objetivava usar a área para pesquisas básicas, aplicadas e comparadas de ecologia e educação ambiental.

Os primeiros anos foram marcados pela luta dos servidores e pesquisadores para fazer com que o local ganhasse as características de uma Estação Ecológica, já que a área fazia parte de uma fazenda com criações diversas.

Em 1986 a Esec passou a ser administrada por técnicos da SEMA, que implementaram, além das pesquisas, atividades agroecológicas e educativas.

Ainda nesse período, em função das pesquisas realizadas,surgiu o interesse dos servidores e pesquisadores de se implantar um espaço para armazenar as amostras coletadas,animais mortos nas estradas e materiais apreendidos pela fiscalização oriundos de caça predatória.Assim surgiu o Museu de História Natural do Seridó.

Em 1990 quando o IBAMA foi criado, a Esec do Seridó já estava definitivamente implantada.

Em 1994 e Esec foi inserida no Programa Nacional de Meio Ambiente-PNMA, em função da necessidade de suprir as dificuldades financeiras para manutenção da unidade de conservação.

Estação Ecológica do Seridó
Serra Negra do Norte / RN - Região do Seridó


Foto: (1) Pablo Rubim / (2) Carlos Varela / / (3) André Pessoa / (4) Arquivo OpenBrasil.org / (5) Francisco Araújo / (6) Fernando Lara / (7)(8) A/D - Arquivo OpenBrasil.org
Paisagens do Seridó - OpenBrasil.org

Postagens mais visitadas

Castelo Di Bivar

Vaqueiros do sertão

Cachoeira da Vaca