PAISAGENS DO SERIDÓ

Açude Itans com vista da Serra São Bernardo


Açude Itans

O Açude Itans é um reservatório artificial construído no leito do rio Barra Nova, no município de Caicó com a finalidade primária de abastecer aquela localidade.

Os primeiros estudos para a construção do açude datam de 1907, sendo um projeto do Governo Federal em caráter emergencial, para socorrer o Seridó, região tradicionalmente submetida aos efeitos das condições climáticas adversas e que, na ocasião, sofria uma seca calamitosa.

Inicialmente o projeto do então governador José Augusto, era de se construir um reservatório no município de Jardim do Seridó, porém tal projeto foi rejeitado pelos moradores temendo ficar desempregados devido às águas encobrirem suas terras.

Atendendo a solicitação dos moradores, o governador resolveu transferir o projeto para o município de Caicó, no sítio Itans, terras onde atualmente está instalado o 1º Batalhão de Engenharia de Construção, iniciando-se as obras em 1932. Porém os engenheiros acharam o terreno pedregoso, o que dificultaria as escavações. O ministro paraibano José Américo de Almeida concordou com a mudança no local, porque estava na documentação. O novo local escolhido foi a fazenda Caiçara.

O açude foi construído com terra batida, mas para isso foi indispensável a utilização de jumentos para carregar a terra em caçambas de madeira de fundo falso. Após a substituição do engenheiro Roberto Miller, pelo engenheiro Rener Becker, o DNOCS enviou um trator caterpillar com rolo compressor e lâmina de espalhar a terra, com isso, o trabalho manual de espalhar e socar a terra foram suspensos.

A obra foi concluída no final de 1935 e inaugurada em 2 de fevereiro de 1936. Com isso, Caicó foi a primeira cidade do interior do Rio Grande do Norte a ganhar um serviço de abastecimento de água, cujo atendimento nunca precisou ser suspenso por falta de capacidade hídrica. Isto pelo menos até o ano de 1999, quando pela primeira vez foi suspenso o abastecimento devido justamente ao baixo nível de água do reservatório, quando chegou a reter somente 3 milhões de metros cúbicos. Nesta situação somente servia à sobrevivência de alguns peixes.

A água é utilizada também para irrigação do perímetro irrigado Itans-Sabugi, com o objetivo da prática da agricultura e pecuária. As águas do açude são utilizadas coletivamente graças à Estação de Piscicultura Estevão de Oliveira, administrada pelo DNOCS e considerada a mais eficiente e a 2.ª maior do Nordeste. A estação produz peixes como curimatã, tilápia, tambaqui, pacu e carpa; produz cerca de 9 milhões de alevinos que são distribuídos para centenas de açudes públicos e privados, garantindo a manutenção dos estoques pesqueiros em águas continentais, particularmente atendendo toda a demanda dos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba.

Município: Caicó / RN
Bacia: Piranhas/Assú
Rio barrado: Rio Barra Nova
Localização: Situado à 4 km a SE da cidade de Caicó.

Área: 1.340,00 ha
Capacidade Máxima: 81.750.000,00 m³

Construtor: DNOCS
Proprietário: DNOCS
Conclusão da Construção: 1935

Serra de São Bernardo

Serra de São Bernardo, também conhecida como Serra de Queicuó ou Serra de Samanaú, trata-se de uma serra originária de uma ramificação do maciço principal do Planalto da Borborema. Localizada a aproximadamente 10 km ao norte do centro da cidade de Caicó, alcança a altitude de 638 metros, se configurando como o ponto mais alto do município de Caicó.

A Serra de São Bernardo é vista pelos turistas como importante local para prática de trekking, caminhadas, cicloturismo e atividades verticais (rapel), além de local de observação de pássaros e da flora da caatinga.

Açude Itans com vista da Serra São Bernardo
Caicó / RN - Região do Seridó


Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org
Paisagens do Seridó - OpenBrasil.org

Postagens mais visitadas

Castelo Di Bivar

Vaqueiros do sertão

Cachoeira da Vaca