PAISAGENS DO SERIDÓ

Rio Seridó






O rio Seridó é um curso de água que banha o estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba. É a principal sub-bacia integrante da bacia hidrográfica do Piranhas-Açu.

Sua bacia engloba 17 municípios. Sua nascente se localiza no sapé da Serra dos Cariris ou Serra do Alagamar, no município paraibano de Cubati no seridó paraibano. Ainda na Paraíba, o rio Seridó é represado no município de mesmo nome e durante muito tempo foi a fonte de abastecimento da cidade de São Vicente do Seridó. Logo após a época de cheias, quando o rio transborda a represa, formam-se belíssimas piscinas naturais na Serra Branca, esta serra, ainda, fica localizada no município de Seridó, próximo a divisa entre os municípios de Pedra Lavrada e Parelhas no Rio Grande do Norte.

No território potiguar pelo município de Parelhas, onde é represado, formando a Barragem Boqueirão; Daí, seu leito segue aos municípios de Jardim do Seridó, São José do Seridó, Caicó e São Fernando, nesse último, à cerca de quatro léguas ao norte do município, o rio vem a desembocar no rio Piranhas. Em sua bacia contém 486 açudes, sendo 45 públicos e 436 privados.

Afluentes principais:
Rio Acauã, Rio Barra Nova, riacho Cavalcante, riacho Cobra, riacho Formiga, rio Mundo Novo, riacho Pitombeira, riacho dos Quintos, Rio Sabugi, rio Santana, rio São José e rio das Vazantes.

Rio Seridó
Região do Seridó


Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org
Paisagens do Seridó - OpenBrasil.org

Postagens mais visitadas

Castelo Di Bivar

Vaqueiros do sertão

Cachoeira da Vaca