PAISAGENS DO SERIDÓ

Serra do Acauã









A Serra da Acauã está localizada entre os municípios de Currais Novos e Acari, com altitude de 601 metros.

A trilha que leva ao topo é pela fazenda Barra Verde (percurso mais curto, podendo-se ir de automóvel até o início da trilha). A trilha termina em um pequeno cruzeiro de onde se tem uma vista fantástica.

Porém é necessário cautela, uma vez que os penhascos são vertiginosos, muito perigoso.

Também deve-se ter cuidado com "porcos do mato", (caititus ou catetos - Tayassu tajacu) à relatos que apontam para existência destes animais vivendo na Serra do Acauã; é interessante um certo cuidado, devido a ferocidade destes animais.

O lugar na história

Andar pela Serra do Acauã é caminhar pela história da colonização do Seridó e pisar no palco de uma das grandes batalhas do período colonial entres os índios e as tropas coloniais, na chamada Guerra dos Bárbaros (1687 a 1697).

O fato ocorreu por volta de 1690 e é mencionado por Agostinho César de Andrade: “mandei tropas por várias partes, e uma delas que nomeei por cabo um paulista com gente desta capitania com que derrotou o gentio na Acauã, e trouxeram mil e tantos prisioneiros.” O historiador Olavo de Medeiros Filho cita em seu livro que “sobre aquele combate do Acauã, informa Vicente Lemos que o capitão-mor Agostinho César de Andrade organizou uma tropa, que “teve destino a Serra da Acauã, onde se achavam reunidos perto de dois mil bárbaros, que foram derrotados e mais de mil prisioneiros.”
Ressaltando que este prisioneiros ou seriam vendidos como escravos ou seriam degolados em massa, como é relatado no livro “A Guerra dos Bárbaros”, em mais de 200 homens tiveram seu pescoço cortado.

Referência: FILHO, Olavo de Medeiros. Índios do Açu e Seridó. Sebo Vermelho Edições, 2011.
Serra da Acauã.


Serra do Acauã
Acari / RN - Currais Novos / RN - Região do Seridó


Foto: (1) Getson Luís / (2)(3)(4) Adriano Santori
Paisagens do Seridó - OpenBrasil.org

Postagens mais visitadas

Castelo Di Bivar

Vaqueiros do sertão

Cachoeira da Vaca