PAISAGENS DO SERIDÓ

Praça Agenor Nunes (Rua velha)





A referida praça está localizada na Rua Velha, como é chamado o local onde se originou a cidade de São Vicente. Situada a leste desta praça tem-se a Capela de São Francisco de Assis; a oeste, o Monumento em homenagem ao fundador da cidade, Joaquim Adelino de Medeiros, local onde existiu a quixabeira que deu origem ao povoado Luisa; ao norte, residência que pertenceu ao fundador da cidade e, posteriormente passou a pertencer a Antonio Inácio de Maria ( o homenageado) e hoje, pertence ao seu neto, Osvaldo Nunes de Maria; ao sul, rua Joaquim Adelino de Medeiros, onde encontram-se três casas antigas, ainda bem conservadas.

A praça foi planejada com base em um modelo visto em Brasília pelo Senador Agenor Nunes de Maria e construída na gestão do Prefeito Cirilo Alves Dantas, no ano de 1981.

Antonio Inácio de Maria foi um dos primeiros habitantes do povoado. Fazendeiro, natural de São Vicente – RN, casado com Júlia Nunes de Maria. Dessa união nasceram três filhos, entre eles o Senador Agenor Nunes de Maria que em função de exercer um cargo público conseguiu verbas junto ao governo federal para a construção da praça. Solicitou que a praça fosse construída em frente a residência de sua família, tendo em vista que receberia o nome de seu pai.

Atualmente, a praça serve de ponto de encontro e lazer para as crianças e jovens que residem na Rua Velha. As brincadeiras mais comuns nesta praça são tica-toca, bilocas e faz-de-conta. Quanto às conversas entre os jovens e adultos, é comum falar-se sobre política, futebol e o trabalho do cotidiano.

Praça Agenor Nunes ( Rua velha )
São Vicente / RN - Região do Seridó


Foto: (1) Getson Luís / (2) A/D - Arquivo OpenBrasil.org
Paisagens do Seridó - OpenBrasil.org