PAISAGENS DO SERIDÓ

Totoró









Nome de origem indígena, “Totoró” quer dizer - “lugar que tem água”.

Em virtude do registro da primeira data de sesmaria em (1755) concedida ao primeiro Coronel de Cavalaria da Ribeira do Seridó, o Senhor Cipriano Lopes Galvão, consagrou por escrito o nome Totoró. O Coronel Cipriano Lopes Galvão migrou de Igarassu, Pernambuco, com sua esposa, Adriana de Vasconcelos, filho e gado, fixou moradia e fundou fazenda de gado no Totoró após a Guerra dos Bárbaros.

O lugar apresenta peculiaridades com destaque especial para a Lagoa do Santo, símbolo da seca dos dois sete (1877). Neste lugar foi escavada uma cacimba profunda, na qual antes de encontrar água, foi descoberta uma imagem de santo enterrado de São Sebastião. A lagoa ainda conserva soterrada considerável quantidade de fósseis de mamíferos pleistocenos, como Preguiça Gigante, Tatu Gigante e Tigre Dente de Sabre.

Ao lado do logradouro encontra-se um enorme bloco rochoso contendo inscrições rupestres, em cujas proximidades foram encontrados machados de pedra, quebra coquinho e lascas de sílex.

Esse patrimônio histórico-cultural também permite a realização de trilhas que levam o visitante a conhecer a Pedra do Caju, a Pedra Furada e a Pedra do Sino que impressionam pelas suas formações e pelas inscrições rupestres ali existentes.

O açude do Totoró, construído pela Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas, iniciado em maio de 1932 e inaugurado em 1933, completa a beleza do lugar. Sua capacidade, quando em ponto de sangria é de 3.941.876m3 d’água. A barragem mede 270m de comprimento, 43m de largura na base, 4m no coroamento e 13m de altura.

Ao lado açude o pico Totoró com seus 615 metros de altitude.

A área é rica em beleza natural, podendo ser utilizada como atração turística, fonte de pesquisa e encontro de lazer.

O grande significado histórico do Totoró reside no fato de ser a primeira data de sesmaria no município de Currais Novos e berço de seu povoamento.

Tororó
Currais Novos / RN - Região do Seridó


Foto: (1) Alexandre Modesto / (2) Canindé Soares / (3) Getson Luís / (4) Paulo Vasconcelos
Paisagens do Seridó - OpenBrasil.org