PAISAGENS DO SERIDÓ

Platô da Serra de Santana



Segundo o livro Nomes da Terra, de Luiz da Câmara Cascudo, a primeira proprietária de terras na localidade onde hoje é o município de Cerro Corá e Lagoa-Nova foi uma mulher, dona Adriana de Holanda Vasconcelos, que no ano de 1764, recebeu duas Datas de terras. Dona Adriana doou parte da serra que ficava em suas terras a Nossa Senhora Santana, vindo daí o nome a Serra.

A Serra de Santana se estende pelos municípios de Cerro Corá, Bodó, Lagoa-Nova, Ten. Laurentino Cruz sendo as sedes no cume da serra além dos municípios de Currais- Novos, Florânia, São Vicente, Santana dos Matos e Jucurutu.

A atividade desenvolvida econômica na serra de Santana é a produção de frutas tropicais como caju, pinha e graviola; castanha de caju, manga e produtos derivados de mandioca como farinha e fécula (goma); conta também área de plantação de tabaco e acerola.

Na semana santa já é tradição saborear uma boa Umbuzada feito do fruto chamado Umbu que dá no umbuzeiro, árvore típica da região.

O turismo vem crescendo ano-a-ano na região serrana do seridó pelo seu clima frio. A temperatura média chega entre 22° a 29°C no alto da serra, mas nos meses de junho, julho e agosto as temperaturas podem chegar aos 12°C.

A altitude média da serra de Santana é 700m, Tenente Laurentino Cruz esta à 740 metros de altitude em relação ao nível do mar, sendo assim o mais alto município do Estado do Rio Grande do Norte, no seu ponto mais alto chega 750m (Lat: -6.18040624 / Long: -36.73645735).

Hoje a nova vedete econômica é a instalação dos parques eólicos. Os estudos preliminares apontaram para esta diretriz devido a serra de Santana possuir os melhores e mais propícios pontos para instalação dos parques.

O potencial eólico da serra de Santana chamou a atenção de investidores que empreenderam ações para essa nova atividade. O investimento na Serra de Santana vai ficar em torno à 2 bilhões de reais.

Além da vantagem para o proprietário da terra onde serão instalados os equipamentos, os royalties da produção, a empresa sinaliza que muitas outras melhorias para os municípios chegarão de forma intensa como a preocupação da empresa na melhoria de estradas próximas aos parques eólicos, geração de centenas de empregos e ampliação do sistema de arrecadação dos impostos para os cofres públicos municipais.

A nascente do Rio Potengi fica no município de Cerro Corá e sua foz fica em Natal, capital do Rio Grande do Norte.

Platô da Serra de Santana
Cerro Corá / RN - Região do Seridó

Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org
Paisagens do Seridó - OpenBrasil.org