PAISAGENS DO SERIDÓ

Catedral Sant'Ana







A Catedral Sant'Ana (Caicó) localiza-se na praça Monsenhor Walfredo Gurgel, no centro da cidade de Caicó. A catedral é a sé episcopal da Diocese de Caicó e também sede da paróquia de Sant'Ana.

Sua construção foi iniciada simbolicamente em 16 de julho de 1748, quando foi instalada a Paróquia de Sant’Ana. Seu Benfeitor foi Manoel Fernandes Jorge, sendo seu 1º Vigário o Padre Francisco Alves Maia.

A construção da Catedral de Sant´Ana está ligada ao crescimento do povoado de Queiquó e sua importância religiosa. No ano de 1748 foi criada a freguesia da Gloriosa Santa Ana do Seridó. No dia 26 de julho do mesmo ano, dia de Santa Ana, foi erguido um Cruzeiro pelo padre Francisco Alves Maia, iniciando-se a construção da Catedral. O local escolhido foi uma planície, já que o terreno da antiga capela do Sítio Penedo era de difícil acesso por ser uma área muito pedregosa e acidentada. No ano de 1785 a Matriz de Sant´Ana já estava construída e os fiéis participavam de seus acontecimentos religiosos. Sua conclusão seria realizada durante a administração do pároco Francisco de Brito Guerra (1802-1845).

Catedral de Nossa Senhora Sant'Ana
Caicó / RN - Região do Seridó


Foto: (1) A/D - Arquivo OpenBrasil.org / (2) Vicente A. Queiroz / (3) Kênia Karla
Paisagens do Seridó - OpenBrasil.org

Postagens mais visitadas

Castelo Di Bivar

Vaqueiros do sertão

Cachoeira da Vaca